- Professor: João Avó
- Professor: Mario Gomes
NO FINAL DA UNIDADE CURRICULAR O ESTUDANTE DEVE ESTAR APTO A:
- DESCREVER E DEFINIR CONCEITOS EM SAÚDE PÚBLICA (SP);
- IDENTIFICAR E CARACTERIZAR DIFERENTES MODELOS E SISTEMAS DE SAÚDE (SISTEMA DE SAÚDE PORTUGUÊS, SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE E O PAPEL DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE);
- IDENTIFICAR OS FATORES DETERMINANTES DA SAÚDE E CONHECER O SEU IMPACTO;
- CONHECER E SABER INTERPRETAR AS MEDIDAS DE FREQUÊNCIA, ASSOCIAÇÃO E IMPACTO UTILIZADAS EM SAÚDE;
- IDENTIFICAR OS VÁRIOS TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS E COMPREENDER AS SUAS VANTAGENS E LIMITAÇÕES;
- INTERPRETAR OS VÁRIOS INDICADORES UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE DAS POPULAÇÕES;
- ANALISAR CRITICAMENTE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DA DOENÇA E PROMOÇÃO DA SAÚDE;
- COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM SAÚDE PÚBLICA;
- COMPREENDER O PAPEL DOS VÁRIOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA.
- DESCREVER E DEFINIR CONCEITOS EM SAÚDE PÚBLICA (SP);
- IDENTIFICAR E CARACTERIZAR DIFERENTES MODELOS E SISTEMAS DE SAÚDE (SISTEMA DE SAÚDE PORTUGUÊS, SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE E O PAPEL DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE);
- IDENTIFICAR OS FATORES DETERMINANTES DA SAÚDE E CONHECER O SEU IMPACTO;
- CONHECER E SABER INTERPRETAR AS MEDIDAS DE FREQUÊNCIA, ASSOCIAÇÃO E IMPACTO UTILIZADAS EM SAÚDE;
- IDENTIFICAR OS VÁRIOS TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS E COMPREENDER AS SUAS VANTAGENS E LIMITAÇÕES;
- INTERPRETAR OS VÁRIOS INDICADORES UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE DAS POPULAÇÕES;
- ANALISAR CRITICAMENTE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DA DOENÇA E PROMOÇÃO DA SAÚDE;
- COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM SAÚDE PÚBLICA;
- COMPREENDER O PAPEL DOS VÁRIOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA.
- Professor: Carla Viegas
- Professor: Ana Diniz
- Professor: Paulo Guerreiro
- Professor: Ricardo Sousa
- Professor: Sofia Nolasco
- Professor: António Velha