A Unidade Curricular de Análise Social pretende constituir-se como uma abordagem, dirigida e crítica, ao âmbito das Ciências Sociais, integrando particularmente os patrimónios disciplinares da Antropologia e da Sociologia. Procura proporcionar aos estudantes conhecimentos e instrumentos operatórios que lhes permitam melhores perceções e análises dos fenómenos sociais contemporâneos, marcados pela densidade, complexidade e fluidez próprios de sociedades em contextos de globalização e de grande dinâmica, quer interna quer nos seus relacionamentos interculturais e transterritoriais. No programa desta UC, será dado um especial enfoque aos processos institucionais, às relações de poder e diferenciação social e às dinâmicas da sociedade da comunicação e de aceleração tecnológica em que vivemos.
No âmbito da disciplina entende-se justificada também uma introdução às questões epistemológicas e metodológicas relativas à construção do conhecimento e às formas de entendimento da experiência social e a uma abordagem das dimensões da expressão e da comunicação nos grupos sociais. A par com essa introdução, procura-se também proporcionar uma experiência prática das técnicas e procedimentos de trabalho académico.
A docente responsável pela UC neste semestre letivo sou eu, Patricia Bandeira de Melo, e irei acompanhá-los nesta jornada inicial na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL).
Podem saber um pouco de minha trajetória académica aqui: https://www.cienciavitae.pt//en/C11C-49CD-84B3
- Docente: PATRÍCIA MELO
A Unidade Curricular de Análise Social pretende constituir-se como uma abordagem, dirigida e crítica, ao âmbito das Ciências Sociais, integrando particularmente os patrimónios disciplinares da Antropologia e da Sociologia. Procura proporcionar aos estudantes conhecimentos e instrumentos operatórios que lhes permitam melhores perceções e análises dos fenómenos sociais contemporâneos, marcados pela densidade, complexidade e fluidez próprios de sociedades em contextos de globalização e de grande dinâmica, quer interna quer nos seus relacionamentos interculturais e transterritoriais. No programa desta UC, será dado um especial enfoque aos processos institucionais, às relações de poder e diferenciação social e às dinâmicas da sociedade da comunicação e de aceleração tecnológica em que vivemos.
No âmbito da disciplina entende-se justificada também uma introdução às questões epistemológicas e metodológicas relativas à construção do conhecimento e às formas de entendimento da experiência social e a uma abordagem das dimensões da expressão e da comunicação nos grupos sociais. A par com essa introdução, procura-se também proporcionar uma experiência prática das técnicas e procedimentos de trabalho académico.
A docente responsável pela UC neste semestre letivo sou eu, Patricia Bandeira de Melo, e irei acompanhá-los nesta jornada inicial na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL).
Podem saber um pouco de minha trajetória académica aqui: https://www.cienciavitae.pt//en/C11C-49CD-84B3
- Docente: PATRÍCIA MELO
Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos os conceitos fundamentais de design e comunicação gráfica, capacitando-os a criar e desenvolver projetos de design gráfico voltados para a resolução de problemas de comunicação. Ao concluir esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Avaliar a qualidade formal e funcional de um projeto de design gráfico;
- Compreender a metodologia de projeto e as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto de design gráfico;
- Aplicar os conceitos fundamentais de design gráfico na concepção, desenvolvimento e produção de composições visuais para diversos meios de comunicação gráfica;
- Utilizar ferramentas de desenho vetorial, como o Adobe Illustrator;
- Empregar ferramentas de paginação digital, como o Adobe InDesign.
- Docente: Susana Araújo