- Trainer/in: Emanuel Cameira
- Trainer/in: Zélia Santos
Possibilitar aos estudantes um trabalho efetivo de pesquisa e reflexão sobre a sua área específica de interesse, permitindo-lhes seguir uma abordagem compreensiva de uma dada área de estudo no campo disciplinar das Relações Públicas. O trabalho individual é fomentado não se descurando a orientação e supervisão dessa mesma aprendizagem.
- Trainer/in: Sandra Pereira
- Trainer/in: João Rosário
- Trainer/in: João Abreu
- Trainer/in: Margarida Carvalho
A Gestão e o Mapeamento de Stakeholders ganha importância num quadro de uma distinção entre stakeholders e públicos. Parte-se nesta Unidade Curricular do princípio de que a análise da envolvente deve ser o mais completa e profunda possível. A relação da organização com a envolvente não se deve cingir apenas aos públicos, deve ter em conta também os stakeholders, permitindo assim ao profissional de Relações Públicas agir de forma estratégica e pró-ativa. Esta abordagem permitirá a redução dos riscos de problemas e o estabelecimento de relações estáveis com os grupos que podem influenciar ou ser influenciados pela organização.
Através de uma metodologia de ensino participativa pretende-se que os alunos compreendam os conceitos de stakeholders e de públicos, as relações entre os diferentes stakeholders e a organização e a influência dos stakeholders no desempenho organizacional. Procurar-se-á desenvolver capacidades de Estratega que permitam o mapeamento de diferentes envolventes e o desenho e implementação de estratégias de relação com diferentes stakeholders e públicos. Para tal, será fundamental que os estudantes conheçam os conceitos e os diferentes paradigmas de gestão de stakeholders, e aprofundem os conhecimentos e desenvolvam competências de mapeamento, priorização e gestão de relações com stakeholders.
- Trainer/in: Sandra Pereira
- Trainer/in: Maria Centeno
- Trainer/in: Ana Garcia