Políticas Educativas e Organização Escolar
Mestrados em Ensino do 1.º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Esta UC procura oferecer aos estudantes um referencial que favoreça a compreensão das políticas educativas atuais, da organização e administração da educação e das escolas enquanto organizações educativas.
Pretende-se, assim, contribuir para que o estudante:
• Conheça e problematize as políticas educativas atuais, em particular as que têm implicações no âmbito do ensino básico.
• Analise a organização do sistema educativo português, a sua estrutura e os níveis de decisão e de administração de forma a compreender a inserção das escolas nesse sistema.
• Desenvolva uma consciência analítica sobre as dinâmicas organizacionais e de gestão que ocorrem nas escolas.
• Adquira referenciais teóricos e instrumentos de análise que lhe permitam compreender o espaço de intervenção do docente e de outros atores educativos nas organizações educativas.
Pretende-se, assim, contribuir para que o estudante:
• Conheça e problematize as políticas educativas atuais, em particular as que têm implicações no âmbito do ensino básico.
• Analise a organização do sistema educativo português, a sua estrutura e os níveis de decisão e de administração de forma a compreender a inserção das escolas nesse sistema.
• Desenvolva uma consciência analítica sobre as dinâmicas organizacionais e de gestão que ocorrem nas escolas.
• Adquira referenciais teóricos e instrumentos de análise que lhe permitam compreender o espaço de intervenção do docente e de outros atores educativos nas organizações educativas.